terça-feira, 27 de abril de 2010

Oração de Joelhos – É Sempre a Melhor Postura ou Não?




Em meio da comunidade adventista, pelo menos entre os adventistas tradicionais, existe o costume de, quando confrontados com alguma questão de implicações espirituais, se recorrer ao Espírito de Profecia para saber o que Deus através de Sua serva revelou como sendo a Sua vontade concernente àquele determinado tema.

Mas às vezes são encontradas entre as declarações da senhora White, algumas que, sob um exame superficial, até parecem contraditórias. Porém, o fator mais determinante muitas vezes para que os textos não venham a ser “compreendidos”, é a falta de disposição e sinceridade do pesquisador em saber realmente qual é a vontade de Deus, pelo fato de que a mesma fere a tão acariciada conveniência.

Um tema que tem despertado grande controvérsia hoje é a questão da postura correta na oração. Declarações do espírito de profecia são utilizadas para defender ambas as posições em voga, a saber, que a única posição apropriada para a oração é de joelhos, e por outro lado, que não é necessário estar de joelhos para se elevar uma prece a Deus.

O fato é que Ellen White mantinha uma opinião equilibrada a respeito desse assunto, só que para que se possa tirar a conclusão correta, o estudante deve se limitar ao que as declarações expressam na hora de interpretá-las. Aqui estão algumas declarações:
“Os homens não podem prostrar-se de joelhos nas ruas e nos mercados para oferecer suas orações a Deus”1. “Eu quisera impressionar o espírito de todo obreiro da causa de Deus com a grande necessidade de contínua, fervorosa oração. Eles não podem estar constantemente de joelhos, mas podem erguer o coração a Deus. Assim foi que Enoque andou com Deus”2. “O cristão não pode estar sempre de joelhos em oração, mas seus pensamentos e desejos podem ser de contínuo elevados ao Céu”3. “Não precisamos esperar por uma oportunidade para ajoelhar-nos diante de Deus. Podemos orar e conversar com o Senhor onde quer que estivermos. Não há tempo nem lugar impróprios para erguer a Deus uma prece. ... Entre as turbas de transeuntes na rua, em meio de uma transação comercial, podemos elevar a Deus um pedido, rogando a direção divina, como fez Neemias quando apresentou seu pedido perante o rei Artaxerxes. ... Podemos falar com Jesus ao caminhar, e Ele diz: Acho-Me à tua mão direita. Podemos comungar com Deus em nosso coração; andar na companhia de Cristo. Quando empenhados em nossos trabalhos diários, podemos exalar o desejo de nosso coração, de maneira inaudível aos ouvidos humanos... Para orar não é necessário que estejais sempre prostrados de joelhos. Cultivai o hábito de falar com o Salvador quando sós, quando estais caminhando, e quando ocupados com os trabalhos diários”4.

O que todos estes textos têm em comum? Eles partilham do conceito de uma vida de oração, que não depende de ocasião para que seja elevada uma prece, mas que, em meio de quaisquer atividades que possam estar sendo desempenhadas, podemos, ao mesmo tempo, elevar os nossos pensamentos a Deus e manter uma conversação com Ele.

Mais ainda há uma outra classe de citações:
“Deus precisa ser buscado de joelhos”5. “Tanto no culto público, como no particular, temos o privilégio de curvar os joelhos perante o Senhor ao fazer-Lhe nossas petições. Jesus, nosso Exemplo, 'pondo-Se de joelhos, orava'. Luc. 22:41. Acerca de Seus discípulos acha-se registrado que também se punham de joelhos e oravam. Atos 9:40; Atos 20:36; Atos 21:5. Paulo declarou: '...me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.' Efés. 3:14. Ao confessar perante Deus os pecados de Israel, Esdras ajoelhou-se. Esd. 9:5. Daniel 'três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus'. Dan. 6:10.”6. “Tenho recebido cartas perguntando-me sobre a posição que deve ser assumida pela pessoa ao fazer oração ao Soberano do Universo. Onde obtiveram nossos irmãos a idéia de que deviam ficar em pé quando oram a Deus? Alguém que por cerca de cinco anos se educou em Battle Creek foi solicitado a fazer a oração antes que a irmã White falasse ao povo. Mas quando o vi pôr-se em pé enquanto os lábios se iam abrir em oração a Deus, minha alma foi levada no íntimo a dar-lhe uma repreensão pública. Chamando-o por nome, disse-lhe: "Prostre-se de joelhos!" Esta é sempre a posição apropriada. ... Quando em oração a Deus a posição indicada é prostrado de joelhos. ... Tanto no culto público como no particular é nosso dever prostrar-nos de joelhos diante de Deus quando Lhe dirigimos nossas petições. Este procedimento mostra nossa dependência de Deus”7. “Será possível que com todo o esclarecimento que Deus tem dado a Seu povo sobre a reverência, pastores, diretores e professores de nossas escolas, por preceito e exemplo ensinem os jovens a ficarem em pé na devoção, como faziam os fariseus?”8.

E aqui, quais são os pontos chave que estas citações tem em comum? Uma palavra chave que se pode destacar é “culto”. Em se tratando de momentos especificamente reservados pelo cristão para adorar e orar a Deus, Ellen White claramente define que existe apenas uma posição apropriada, e essa é prostrado de joelhos. Ela diz que, tanto no culto público como no particular, é tanto um “privilégio”, como um “dever” se prostrar de joelhos perante o Senhor. Ela diz que “esta é sempre a posição apropriada”. De forma alguma, ao analisar-se apenas o que está escrito e seus contextos, pode uma mente sensata extrair de tais declarações, uma autorização para não se prostrar quando haja a oportunidade.

Assim se harmonizam todas as declarações feitas pela pena inspirada. E para isso, não é necessário forçar os textos ou inserir pensamentos que não estão neles expressos. Deus quer que haja uma reforma a esse respeito entre o povo de Deus e que toda a irreverência seja abolida do meio de Seu povo escolhido.

Referências

1 Este dia com Deus, pág. 230
2 Evangelismo, pág. 681
3 Filhos e Filhas de Deus, pág. 99
4 Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 266 e 267
5 Filhos e Filhas de Deus, pág. 279
6 Obreiros Evangélicos, pág. 178
7 Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 311-313
8 Ibidem, pág. 313

Literalmente Verdade

2 comentários:

Anônimo disse...

SOU DE Peabiru e gostava muito de ouvir esta radio, mas um cidadão daqui de peabiru abriu uma radio que toca funk o dia todo e é na mesma faixa que a novo tempo 104,9 radio cidade de Peabiru ela esta toda enrregular.

Anônimo disse...

Aqui em Jussara estamos com o mesmo problema do amigo "Anonimo" a radia aqui tambem está toda irreular, erque antena e pior, abaaixar também. As vezes tenho que parar o rádio. Legal sua matéria "Abençoada.