quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Quinto Dia: Tempo de Viver

ENTREVISTA COM LEO GONÇALVES

Vivendo os últimos instantes de expectativa pelo lançamento de seu primeiro trabalho pela Sony Music, Leonardo Gonçalves concedeu essa entrevista exclusiva para o site Sony Music Gospel

Conte para nós um pouco de sua história. Como começou a cantar, quantos CDs na carreira…

Eu comecei a cantar aos 15 anos de idade num colégio chamado IASP que fica em Hortolândia, interior de São Paulo. Eu havia recém chegado da Alemanha, onde vivi por quase 10 anos, e ainda nem sabia falar Português direito, mas, mesmo assim o Lineu Soares – maestro do coral – me convidou para participar do Coral Jovem do IASP que, na época, tinha 160 vozes. Ele também foi quem me convidou a participar do grupo Tom de Vida, mas demorou mais de 1 ano pra eu ganhar meu primeiro solo… aliás… o Tom de Vida foi realmente a minha escola; a primeira vez em que segurei um microfone, a primeira vez em que entrei em estúdio pra gravar, meu primeiro solo, minha primeira gravação de solo, minhas primeiras entrevistas de rádio e apresentações em igrejas e teatros. Foi um tempo muito bom em minha vida que durou, se eu contar junto com meu tempo no grupo Novo Tom que nasceu do Tom de Vida, quase 8 anos. E foi o tempo que tive de me preparar para um trabalho solo que se iniciou com o lançamento do cd “poemas e canções” em 2002 e se consolidou com o cd “viver e cantar” em 2007, ambos pela gravadora Novo Tempo.

E este primeiro trabalho pela Sony Music, por que estrear com esse CD tão diferenciado?

Na verdade é uma coisa realmente curiosa… E tenho muito que agradecer a D-s e aoMauricio Soares por este privilégio… Demorei 6 anos para gravar este CD e preciso admitir que sempre sonhei com a Sony Music para distribuí-lo, até porque como se trata de um CD sem uma palavra sequer em Português, ele poderia ser distribuído mundialmente, havendo interesse e estrutura para isto; e claro que a gente pode sonhar, rs…, neste caso com a Sony Music. Somente o fato da Sony Music abrir um departamento para música cristã/evangélica justamente no momento em que este trabalho ficou pronto, para mim já é uma “coincidência” que só posso atribuir a D-s. É claro que na minha primeira conversa com a Sony Music eles nem sabiam da existência deste projeto e, na verdade, estavam interessados no meu trabalho “regular” em Português, mesmo, mas graças a D-s, especialmente depois de ouvirem o resultado, aceitaram o desafio de iniciar minha atividade com a Sony Music com um projeto tão diferenciado, até porque ele já estava mixado e masterizado.

Conte para nós como foi todo o processo de produção deste trabalho e o que significa o título deste CD?

“Avinu Malkenu” traduzido significa “nosso Pai, nosso Rei” e é, talvez, a principal oração litúrgica do ponto alto das festas judaicas que são conhecidas como os 10 dias temíveis entre Rosh HaShaná (o ano novo judaico) e Yom Kippur (o dia da expiação). É uma súplica, quase um clamor a D-s para que Ele seja misericordioso e nos dê o Seu perdão e por isto é uma canção que nos une a todos nós, pois todos necessitamos da graça de D-s e de seu perdão.

Já a produção deste CD é uma longa história! O que eu posso resumir é que em cada fase do projeto a gente buscou os melhores estúdios e os melhores profissionais. Adilson K. Rodrigues foi basicamente o engenheiro que gravou todo o CD, cerca de 80 a 90% em estúdios como o Mosh, BeBop, KLB, Mega, Na Cena, etc… Depois fizemos a mixagem e a masterização com Nicholas Prout que é um audiófilo de primeira que trabalha na Chesky Records (uma gravadora extremamente purista que predominantemente produz Jazz) de Nova York… Este zelo e esta busca pelo melhor juntamente com o a necessidade de pesquisar e aprender MUITO para pode gravar este CD são as principais razões pelas quais demorou um pouco mais de 6 anos para ficar pronto. E incrível é pensar que tudo foi feito com dinheiro e investimento privado, de maneira independente.

E como têm sido os comentários deste CD que vem numa proposta totalmente diferente do comum?

Os comentários têm sido os mais incríveis! Mesmo por parte de pessoas das quais você não espera uma boa receptividade tenho ouvido e lido depoimentos maravilhosos. Acho que no coração de todo ser humano existe esta curiosidade em relação ao Judaísmo que beira o fascínio, até porque é a única cultura milenar que consegue se manter razoavelmente intacta há pelo menos 5.000 anos, ainda por cima com uma representação mundial! Mesmo com todas as adversidades ainda temos mais de 15 milhões de Judeus espalhados por mais de 30 países. Só este fato já deixa qualquer um pelo menos intrigado de que alguma coisa de diferente há com este povo.

Qual é sua expectativa para o lançamento deste projeto? Você crê que o público irá gostar desta nova proposta?

Eu tenho certeza que qualquer um poderá se encantar com estas canções e com este CD. Talvez especialmente para muitos dos jovens ele poderá parecer um pouco calmo demais, mas todos nós, independentemente de idade, necessitamos de momentos de reflexão. E além disso, muitas das letras das músicas são o texto original em Hebraico! Pelo menos para a maioria dos Cristãos tenho certeza que será uma experiência impactante escutar as palavras originais, escritas há quase 3.000 anos por Isaías, por exemplo, pela primeira vez… Este CD serve também para acompanhar e aprofundar o estudo daqueles que estudam Hebraico seja na faculdade ou em casa, mesmo. Mas o que mais estou ansioso para ver é a reação dos próprios Judeus. Afinal, a proposta, mesmo, deste trabalho não é de servir como curiosidade para os Evangélicos, mas para abrir as portas para um possível diálogo–artístico-musical que seja!– entre Judeus e Cristãos.

O lançamento de Avinu Malkenu é a realização de um sonho?

Um sonho… Muitos sonhos… de muitas pessoas! Meu, do meu avô por parte de mãe, que é por parte de quem eu tenho a minha ascendência judaica, do meu grande amigo Edson Nunes (que produziu este CD junto comigo) e sua família, de toda a minha família e de tantas outras pessoas que ouviram falar deste cd durante todo o processo e intercederam em oração para que este momento agora pudesse se tornar realidade.

Como tem sido para você estar numa gravadora multinacional entre os escolhidos para inaugurar esse projeto?

Embora eu sonhasse com isto, nunca imaginei que isto poderia se tornar realidade, até mesmo porque, antes de 2010, nenhuma outra gravadora multinacional havia se aventurado com seriedade e propriedade neste mercado. E o ambiente entre os que trabalham na Sony Music, dos que já pude conhecer, é realmente de pessoas apaixonadas por arte e entretenimento, mas com muito profissionalismo e know-how de business. Basta seguir o Mauricio Soares no twitter para constatar isto (@mauriciossoares e @SonyMusicGospel)! Outra coisa incrível, na minha visão, é o fato de terem contratado tantos artistas de tantos gêneros diferentes e, ainda assim, fazerem questão de tratar a todos individualmente, respeitando as características que fazem de cada artista o que é, independentemente de qualquer outra coisa. Basta olhar os projetos gráficos dos CDs lançados até agora que isto fica evidente! A tentativa não é a de enquadrar ou encaixar os artistas dentro de uma visão comercial superficial, mas justamente de descobrir e respeitar a essência de cada um e, depois, analisar como tornar isto interessante para o maior número de pessoas possível e, por fim, alcançar exatamente estas pessoas.

Como é sua rotina diária? Você ainda estuda muito musicalmente falando?

Na verdade eu tenho duas ou três “rotinas” bem distintas. A que mais absorve meu tempo é a de quando estou viajando. Vivo em função da programação da qual vou participar desde a hora em que acordo. Até o que, quando e quanto vou comer depende de quanto tempo ainda falta para a programação! Exercícios de aquecimento, inalação, passagem de som, além de todo o preparo espiritual… Tudo que posso fazer pra melhorar a experiência de assistir uma programação ao vivo comigo, eu faço. Mas desta rotina as horas incontáveis que a gente acaba sempre passando nos aeroportos, fazendo check-in, ou a espera de uma conexão também fazem parte como também, quando há possibilidade, visitas a rádios e tvs e entrevistas também, nas cidades em que há contatos com estes veículos de comunicação.

Quando estou em casa, minha prioridade é descansar, passar tempo com a esposa e os amigos… Me dedico ao “ócio criativo”, que é tentar favorecer o descanso da minha mente e do meu corpo ao ponto de ser capaz de escrever novas músicas, arranjos e desenvolver o conceito para o meu próxmio cd. A gente sempre está meio que pré-produzindo o próximo cd, compondo, fazendo arranjos, imaginando e sonhando o que pode ser o assunto, etc… Desta fase a pesquisa é fundamental. Ouvir muita música, pesquisar sonoridades e instrumentistas e métodos de gravação.

A última “rotina” é a da gravação. Daí tudo gira em torno disso… e seria necessário um livro inteiro só pra falar disto, rs., mas isto é bem mais raro…

É verdade que após este lançamento você já começa a se dedicar a um CD de carreira para o ano que vem?

É… quero tentar fechar meu repertório o mais rapidamente possível pra já começar a gravar no mais tardar em Outubro! Pelo cronograma da gravadora, ele tem que ficar pronto pra ser lançado em Abril, o que para mim será MUITO difícil, rs… Demorei quase 2 anos para gravar o “poemas e canções”, 3 anos para gravar “viver e cantar” e 6 anos para fazer o “Avinu Malkenu”, rsrsrs… Mas agora também vou ter outro tipo de suporte e já sou bem mais experiente em relação às questões de produção. E já estou mentalmente trabalhando neste cd desde o início do ano, também… Vamos ver. Orem por mim!!!

Quais músicas você destaca neste projeto em hebraico?

É muito difícil destacar apenas uma ou algumas… O repertório todo forma uma unidade, mas as músicas que, provavelmente, mais vão se destacar naturalmente especialmente para aqueles que conhecem outras versões destas músicas serão a própria faixa título “Avinu Malkenu”, além de “Adon Olam”, a que escolhemos para ser a música de trabalho “Yerushalayim shel zahav”, “l’cha Dodi” e “osse shalom”.

E como você vê a qualidade da música gospel no Brasil? Quem são suas referências musicais?

Eu acho que com o aumento incrível da quantidade de Evangélicos no país nos últimos 15 anos, a quantidade de música gospel também aumentou vertiginosamente. Antes, investir em música evangélica era uma loucura! Hoje, com o mercado do jeito que está, já se tornou quase uma necessidade ter um alto padrão de produção, até para poder se destacar da quantidade absurda de cds que saem quase que todo dia. E tenho sentido que até o público tem se tornado cada vez mais criterioso e isso é bom! Hoje é necessário buscar o melhor conteúdo espiritual (unção), teológico, a melhor execução, melhor sonoridade, mixagem, arte gráfica… Tudo, enfim!

Eu sou um profundo admirador e fã assumido de João Alexandre. Mas não posso negar minhas raizes, como Novo Tom e Arautos do Rei. Sou muito amigo, também, do pessoal do Oficina G3, do Baruk… Mas tem surgido muita coisa nova e interessante, também como os Irmãos Arrais, Igl3sias, minha prima Laura Morena, que acabou de lançar seu CD, e minha esposa Daniela Araújo, cujo primeiro trabalho deverá ficar pronto até o final do ano.

Finalizando a entrevista, deixe seus contatos, twitter, email, telefones…

twitter: @leonardogoncal7

myspace: http://www.myspace.com/leonardogoncalves7

blog: http://leonardogoncalves7.blogspot.com/

agenda: agenda.lg7@gmail.com ou 11-84086857

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

domingo, 24 de outubro de 2010

Tempo de Esperança 23/10/2010

Watch live streaming video from tempodeesperanca at livestream.com

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

23 à 30 de outubro...SUA VIDA VAI MUDAR!



Você está cansado? Não aguenta mais as ciladas que insistem em te derrubar? Chora, pois não vê saída para os seus problemas? Chegou um Novo Tempo! Um Tempo de ESPERANÇA!
Acompanhe aqui pela rádio Novo Tempo 104,9 FM ou em nosso SITE às 20:00 Pr. Luíz Gonçalves e Arautos do Rei! A partir das 19:30 convidamos você e sua família a estarem conosco em uma Igreja Adventista mais próxima de sua casa pra participarmos desta poderosa programação que irá mudar a sua vida!

OBS: Na TV Novo Tempo (Sky canal 17 e Maringá TV Aberta canal 39) a programação será transmitida às 21:00

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

NÃO DESISTA


Você sabe quem venceu a Maratona nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984?

Nem eu...

Seria necessário consultarmos os registros daquela competição para podermos descobrir o nome da pessoa que venceu uma das provas mais conhecidas dos Jogos Olímpicos.

Talvez os mais jovens não lembrem, mas certamente os que têm mais de 30 anos lembrarão de outra atleta que deixou sua marca na História daqueles Jogos em 1984, pois toda a Mídia cobriu sua participação na prova da Maratona. É a foto dela que ilustra esta postagem. Seu nome? GABRIELLE ANDERSEN-SCHIESS. Eu a chamo de "Maratonista da Perseverança".

Gabrielle competiu naqueles Jogos de Los Angeles. Ela não ganhou a medalha de ouro, nem a de prata e nem mesmo a de bronze. Na verdade, Gabrielle foi a última a completar a prova.

Isso mesmo! A última!

E por que ela, então, merece ser lembrada, uma vez que não está no "rol da fama" dos medalhistas olímpicos?

Por um motivo que só os heróis compreendem: ELA NÃO DESISTIU.

Com o estado físico esgotado, ela foi orientada a abandonar a prova. Os organizadores temiam pela sua saúde, e foram unânimes em aconselhá-la a desistir para receber auxílio médico. Mas... ELA NÃO DESISTIU.



A linha de chegada estava à sua frente, mas cada passada parecia a última, pois seu corpo já não obedecia prontamente aos comandos do cérebro. Gabrielle estava esgotada. Mas... NÃO DESISTIU.

O estádio foi ao delírio quando a heroína suíça de 39 anos de idade conseguiu, afinal, cruzar a linha de chegada. Todos a aplaudiram de pé (lá e ao redor do mundo, na frente da TV). Não aplaudiram a campeã, que ganhou a medalha de ouro (qual é mesmo o nome dela????). Mas ficaram em pé em sinal de admiração e alegria pela vitória daquela mulher, GABRIELLE ANDERSEN-SCHIESS, que não olhou para a dor, para o sofrimento, para os "conselhos", pois seu alvo estava ali, à sua frente: a linha de chegada.

E ela chegou! Quase desmaiada, mas chegou!
O esforço de GABRIELLE ANDERSEN-SCHIESS ainda hoje é lembrado como símbolo dos Jogos Olímpicos, que levam os atletas até às últimas conseqüências para verem a bandeira de seu país no lugar mais alto da cerimônia de premiação. São anos e anos de dedicação, treino árduo, privações, sacrifícios... para poderem competir em provas que duram, às vezes, alguns poucos segundos (a dos 100 m rasos não chega aos 10 segundos atualmente).

A Maratona da Fé

De acordo com o apóstolo Paulo, nós também estamos participando de uma "corrida", de uma "maratona".

"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta" - Heb. 12:1.

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado" - 1Cor. 9:24-27.

Ao final da sua própria "corrida", o idoso "corredor" escreveu suas últimas palavras a outro "atleta" que a partir de então deveria conduzir o "bastão":

"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé" - 2Tim. 4:7.

Como Paulo diz, a diferença entre a nossa corrida e a corrida dos Jogos Olímpicos está no prêmio almejado. Os atletas olímpicos vão em busca de fama, riquezas e medalhas. Nós estamos em busca da COROA DA VIDA ETERNA, que não traz nem fama, nem riquezas, nem glórias terrenas.

Se você já pensou (ou está pensando) em desistir da sua maratona, lembre-se do exemplo da GABRIELLE ANDERSEN-SCHIESS, pois ELA NÃO DESISTIU! Eu já pensei em desistir... mais de uma vez... mas exemplos como estes me ajudam a ver que ainda vale a pena continuar "caminhando", "correndo", "cambaleando"... pois a linha de chegada está CADA VEZ MAIS PRÓXIMA (Rom. 13:11).

O grande exército dos anjos está ansioso para aplaudir de pé a minha e a sua entrada no Reino de Cristo. A linha de chegada está bem próxima, e já podemos avistá-la ("Ouço os passos de um Rei que Se aproxima" ... lembra?!). A dor pode parecer intensa, e a tarefa de continuar lutando parece insuportável. Mas lembre-se de Gabrielle, pois ELA NÃO DESISTIU!

Logo, logo você estará cruzando a linha de chegada, e poderá, afinal, descansar nos braços do grande Médico, que está torcendo por sua vitória.

Não desistir, Cristo vem logo.
Breve a aurora há de raiar.
Não desistir, Cristo vem logo.
Não desistir, Ele virá!

Pr. Gilson Medeiros

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

1o Garage Fest!




Pra quem gosta de louvar o nome de Deus, está aí uma oportunidade!
GARAGE FEST, estreiando sua programação com músicas e atrações gospel.
Será no dia 23 de outubro as 19:30 na Av. Mauá 1008. Convites à 5,00 + 1kg de alimento.
O recado está dado. Agora é com você!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Garage Fest

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O PERIGO DO(NOSSO)SILÊNCIO

Diamantina, Interior de Minas Gerais, 1914.

O jovem ' Juscelino Kubitschek ', de 12 anos, ganha seu primeiro par de sapatos.
Passou fome. Jurou estudar e ser alguém. Com inúmeras dificuldades, concluiu
o curso de ' Medicina ' e se especializou em Paris.
Como ' Presidente ', modernizou o Brasil. Legou um rol impressionante
de obras e humilde e obstinado, era (E AINDA É ) querido por todos.

Brasília, 2003.

Lula assume a presidência. Arrogante, se vangloria de não haver estudado.
Acha bobagem falar inglês. 'Tenho diploma da vida', afirma..
E para ele basta. Meses depois, diz que ' ler é um hábito chato '.
Quando era ' sindicalista ' ?, percebeu que poderia ganhar sem estudar
e sem trabalhar - sua meta até hoje .

Londres, 1940.

Os bombardeios são diários, e uma invasão aeronaval nazista é iminente.
O primeiro-ministro W. Churchill pede ao rei George VI que vá para o Canadá.
Tranqüilo, o rei avisa que não vai. Churchill insiste: então que, ao menos,
vá a rainha com as filhas. Elas não aceitam e a filha entra no
exército britânico como 'Tenente-Enfermeira', e, sua função é recolher feridos nos bombardeios. Hoje ela é a ' Rainha Elizabeth II '.

Brasília, 2005.

A primeira-dama (que nada faz para justificar o título) Marisa
Letícia, requer ' cidadania italiana ' - e consegue.
Explica, cândidamente, que quer ' um futuro melhor para seus filhos '.
E O FUTURO DOS NOSSOS FILHOS, CIDADÃOS E TRABALHADORES BRASILEIROS?
Washington, 1974.
A imprensa americana descobre que o presidente Richard Nixon está
envolvido até o pescoço no caso Watergate. Ele nega, mas jornais e
Congresso o encostam contra a parede, e ele acaba confessando.
Renuncia nesse mesmo ano, pedindo desculpas ao povo.

Brasília, 2005.

Flagrado no maior escândalo de corrupção da história do País, e
tentando disfarçar o desvio de dinheiro público em caixa 2, Lula é instado a se explicar.
Ante as muitas provas, Lula repete o 'eu não sabia de nada', e ainda acusa a imprensa de persegui-lo. Disse que foi 'traído', mas não conta por quem.

Londres, 2001.

O filho mais velho do primeiro-ministro Tony Blair é detido,
embriagado, pela polícia.
Sem saber quem ele é, avisam que vão ligar para seu pai buscá-lo..
Com medo de envolver o pai num escândalo, o adolescente dá um nome falso.
A polícia descobre e chama Blair, ' que vai sozinho à delegacia buscar
o filho '.Pediu desculpas ao povo pelos erros do filho.

Brasília, 2005.

O filho mais velho de Lula é descoberto recebendo R$ 5 milhões de uma empresa,
financiada com dinheiro público. Alega que recebeu a fortuna vendendo
sua empresa, de fundo de quintal, que não valia nem um décimo disso.
O pai, raivoso, o defende e diz que não admite que envolvam seu '
filhinho nessa sujeira'?
Nova Délhi, 2003.
O primeiro-ministro indiano pretende comprar um avião novo para suas viagens.
Adquire um excelente, brasileiríssimo ' EMB-195 ' , da ' Embraer ' ,
por US$ 10 milhões.

Brasília, 2003.

Lula quer um avião novo para a presidência. Fabricado no Brasil não serve.
Quer um dos caros, de um consórcio franco-alemão. Gasta US$ 57 milhões e,
AINDA, manda decorar a aeronave de luxo nos ' EUA '. ' DO BRASIL NÃO SERVE ' .
E você, já decidiu em quem vai votar?
Vamos dar ao BRASIL uma nova chance ? ? ? Ele precisa voltar para o caminho da dignidade.
Nós não merecemos o desgoverno que se instalou em nosso País e temos a OBRIGAÇÃO de
acordar e lutar antes que seja tarde.
“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”. Martin Luther King